Crunchyroll Contra Sites Piratas de Anime, o Bom e o Mau dos Dois Lados, Polêmica e Opinião Pessoal


Como a maioria de vocês devem estar sabendo, o Crunchyroll, um site/serviço licenciado de streaming focado em animes, no último fim de semana aparentemente declarou guerra contra os sites piratas de anime que por muitos anos foram praticamente a única forma de consumir esse tipo de entretenimento e foram os responsáveis pela popularização dessa cultura por aqui. O que aconteceu é que a Crunchyroll começou a fechar alguns desses sites de streaming e download ilegais que distribuíam episódios de diversas séries legendadas por fansubs. Para quem não sabe, fansubs são um grupo de fãs, como diz o nome, que legendam franquias de anime e disponibilizam para o público consumir de graça, porém o trabalho desse pessoal ficou mais conhecido através dos sites e blogs que compilavam/organizavam esses projetos para assistir online e/ou baixar gratuitamente. Enfim, Crunchyroll tomou ações legais (no sentido jurídico) para derrubar alguns desses sites e blogs, em especial os que exibiam propagandas para obterem lucros e episódios com legendas feitas pela companhia. Isso gerou uma polêmica enorme, muitos otakus ficaram desesperados (incluindo a mim), muita gente deu hate na Crunchyroll, alguns defenderam a empresa, outros defenderam os sites alternativos e eu me dediquei a ver mais vídeos sobre o assunto, conversar com meus amigos e tentar chegar numa boa conclusão!

Primeiramente, gostaria de falar sobre o meu ponto de vista com a indústria e a cultura de animes, como conheci esse meio, a minha realidade sobre o modo de consumo do mesmo durante todos esses meus anos como um otaku fedido e a importância das fansubs. Assim como muito entusiastas modernos do assunto, conheci através da TV aberta com a exibição de algumas séries, como Dragon Ball, Os Cavaleiros do Zodíaco e Yu Yu Hakusho. Contudo, foi somente na Internet que pude apreciar essas e outras obras do início ao fim e com o passar do tempo a dificuldade para encontrá-las foi reduzindo cada vez mais. Acredito que se não fosse pelas fansubs eu jamais conseguiria consumir adequadamente a maioria dos shows que adoro, provavelmente estaria limitado ao material já disponível em nosso país e ainda somente com as dublagens nacionais, nada de áudio original com legendas... Nesse caso, o idioma é um fator de peso para obter uma experiência mais completa dessa arte e os fãs dedicados e apaixonados por essa cultura tão interessante eram nossos grandes heróis!! Eles não só encurtavam essa barreira para a comunidade, esses caras mostravam paixão pela arte e preservavam a história dessa indústria, uma iniciativa que lamentavelmente não é muito presenciada pelas grandes corporações detentoras dos direitos sobre franquias tão importantes, influentes e/ou amadas pelas pessoas!!!

Claro, isso explica a importância e a existência das ações desse pessoal, porém não justifica! A intenção é boa e admirável, mas os métodos utilizados obviamente não são legais (novamente, não é no sentido da palavra "maneiro", "descolado" ou "amigável"). Pirataria é pirataria! Desde pequeno já sabia que a forma como assistia animes era marginalizada e o que eu fazia não era muito diferente do que comprar DVDs piratas num camelô. Desse jeito não havia a possibilidade de assistir as obras e apoiar a indústria ao mesmo tempo. A única maneira consistia em comprar DVDs e Blu-rays das séries no Japão, o que não compensaria muito por tudo vir sem legendas e sairia muito caro pro bolso, ainda mais se tratando de um pré-adolescente que não trabalhava. O mercado de animes nunca tinha se estabelecido de fato no Brasil, o máximo que havia eram algumas séries de mangás publicadas por editoras aqui do país, todavia ainda era uma forte cultura de nicho. No entanto nós, entusiastas, não nos preocupávamos tanto com isso, visto que não tínhamos muita escolha se não recorrer à fansubers e esses sites de animes. Por esses motivos eu fico feliz com a presença de serviços de streaming, como o Netflix, aqui no Brasil. Eles possibilitam o consumo licenciado de animes legendados e alguns dublados, algo que eu nunca iria imaginar que poderia tornar-se realidade até alguns anos atrás, é realmente maravilhoso!!!

Estou ciente de que muitos em nossa nação ainda não podem se dar ao luxo de fazer uma assinatura desses serviços ou de um plano de Internet apropriado para tal, porém acredito que a presença deles já é um bom começo. Espero que no futuro seja mais comum as pessoas terem pelo menos a assinatura de uma dessas plataformas para ter acesso à entretenimento e diversão mais refinados, satisfatórios, com distribuição oficial e, se me permitem comparar, com um serviço muito superior em relação a alguns sites de streaming ilegais! Vou ser sincero, um dos motivos pelo qual eu tenho preferência em baixar animes é por conta desses sites e blogs com séries para somente assistir online. São cheios de Pop-ups irritantes, alguns direcionam para vídeos do YouTube e outros até colocam vírus lazarentos no computador, que coisa repugnante!!! Pior que isso são sujeitos que pegam episódios com legendas do Crunchyroll e só colocam no seus sites para sair obtendo lucros em cima, essa gente não está fazendo por amor igual os fansubers, estão só se aproveitando dos fãs. Por falar em lucros, até mesmo o pessoal que legenda por paixão obtém lucros em cima. Tudo bem, é compreensível que é para financiar contas em sites de armazenamento em nuvem para os episódios ficarem armazenados e disponíveis para o público, visto que são muitos episódios em diferentes níveis de qualidade (algo que ocupa muito espaço na memória) e é provável que ganham muito pouco com o que sobra dessa empreitada, mas não muda o fato de que estão lucrando com atividades ilegais...

Quando penso por esse lado, não acho que Crunchyroll está errado quanto a fechar alguns desses sites, porém não é algo tão simples assim! O serviço até mandou fechar sites inteiros que tinham catálogos e legendas muito superiores ao do mesmo, isso foi um absurdo! Tá, alguns ainda estão de pé e tentando manter uma relação amistosa com o site, como a Punch! Fansub, que tomou uma iniciativa interessantíssima de focar somente em franquias que não tem no Crunchyroll. Entretanto devo lembrar que por muito tempo os sites alternativos foram a única forma de poder ter um acesso genuíno aos animes, logo remover alguns dos sites e blogs, sejam eles tendo todo ou somente uma parcela do conteúdo que há no serviço da companhia, foi uma ação exaltada demais, nem um pouco humilde e um péssimo jeito de estabelecer uma imagem entre os entusiastas que só conhecem a pirataria! Um lado meu acredita fortemente que o Crunchyroll não irá voltar, por enquanto, à caça aos sites de animes devido a repercussão que sua atitude teve na comunidade. Ficou tão feio pro lado dela que alguns até alegaram equivocadamente que era o fim do fácil acesso aos animes na Internet brasileira e que se tratava de uma tentativa de monopólio de mercado, sendo que o Crunchyroll sempre teve um modo gratuito, mas com propagandas no meio, e temos outros serviços de streaming, como o já citado Netlfix que, apesar de não ser focado nessa área, possui um catálogo considerável, garante um ótimo serviço e ainda investe em produções originais excelentes!

Além disso tudo, não é simplesmente deletando sites piratas que as pessoas irão começar a utilizar o serviço licenciado! A pirataria existe, porque as pessoas estão insatisfeitas, não é só pela pura pilantragem!! Se uma plataforma começar a oferecer produtos bons, baratos, de fácil acesso e com uma imensa variedade, aos poucos a pirataria perderá força e significado. Não acredita em mim?! Darei um forte exemplo que não é o Netflix (pois já o citei): Steam. Na minha cabeça, a pirataria em cima de jogos no PC era a mais forte que existia, mas até hoje não superou a febre que isso foi no PS2 e no Xbox 360, os consoles mais pirateados da história. O Steam é um sucesso por oferecer jogos por preços agradáveis, justos e quase sempre com descontos inacreditáveis, fora as promoções de "jogos por menos de 20 reais" e "por menos de 10 reais" Steam foi uma das ideias mais geniais que já vi na vida!!! Voltando a falar sobre a Crunchyroll, não sou assinante Premium do site, apenas assisto alguns animes de temporada por lá aturando os anúncios, pois não tenho muita escolha gosto de apoiar a indústria consumindo produtos licenciados, mesmo que eu não tenha total certeza de que isso está sendo feito de fato (essas declarações da Crunchyroll são bem questionáveis e não duvido que haja certos esquemas fraudulentos no meio, estamos falando de uma grande corporação e não gosto de ficar do lado desses caras... Só que não tenho total certeza disso, não pensem que estou fazendo acusações, são só desconfianças), no entanto estou ligado quanto às reclamações que os usuários veteranos fazem.

Ouço muitas reclamações quanto ao player de vídeo na TV e nos dispositivos móveis, o catálogo, apesar de mais extenso que seus concorrentes, é inferior aos de sites alternativos, a qualidade da legenda é inferior perto das que fansubers fazem (alguns conseguiam se destacar de um modo bastante curioso que era contextualizando o público com notas e curiosidades, geralmente presentes em ficções que abordam tramas históricas) e, ao meu ver, faltam privilégios para os assinantes Premium, creio que a adição de uma opção de download de episódios para esse pessoal seria uma boa. Na minha opinião são esses os aspectos que o Crunchyroll precisa melhorar para assim eu pelo menos cogitar em fazer uma assinatura paga: aprimorar as legendas e não só tomar atitude de speedsub; se possível, disponibilizar downloads para a galera poder fazer paródias e edições na Internet; ajeitar o player em todas as plataformas; expandir o catálogo para além de somente os animes da temporada do momento, trazer séries antigas e preservar a história da indústria, isto é, se essa corporação diz que ajuda e se importa com os responsáveis pela produção das animações japonesas, pelo menos deve pensar ao menos um pouco nisso, não é?! Essa reflexão toda faz um paralelo muito interessante com o mercado de games e os emuladores, ambas discussões levantam questões sobre pirataria e valor histórico... Todavia isto é assunto para outro artigo!

Para finalizar, gostaria de esclarecer de vez meu posicionamento. Eu realmente gosto de apoiar os produtores de conteúdo e consumir produtos licenciados, ainda mais quando são baratos, entretanto isto não quer dizer que a pirataria é algo 100% ruim e maligno, vemos que por trás há pessoas realmente apaixonadas pela arte e pela cultura, pessoas talentosas e que oferecem materiais que possivelmente nunca teremos licenciados! Eu gosto de apoiar os dois lados, mas acredito que investir no Netflix, ao menos na atualidade, é o melhor jeito de apoiar a indústria de animação japonesa, mesmo não sendo esse o foco da plataforma, é uma garantia mais concreta e sólida do que a Crunchyroll. Quanto às fansubs... Procurem bons sites! Nessa guerrinha não estou do lado de malandros e nem do lado de corporações, eu estou do lado do CONSUMIDOR!!! Eu quero que o consumidor tenha uma grande variedade de opções e fácil acesso, para assim todo mundo sair ganhando, afinal, devo lembrar que também sou um deles!!!! Espero que esse artigo tenha sido útil ou interessante e se gostou do que viu, dê uma olhada também nos meus outros posts. Vou ficando por aqui! Falou, galera!!

Comentários